Administração Regional de Saúde do Algarve
06 Fev'17 | Faro

Administração Regional de Saúde do Algarve

O primeiro Roteiro realizado pela bastonária na região do Algarve envolveu uma visita ao edifício da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve que acolhe os Serviços Farmacêuticos da ARS e o Laboratório Regional de Saúde Pública Dra. Laura Ayres. À chegada, o presidente João Moura Reis e o vogal do Conselho Diretivo, Tiago Botelho, apresentaram o quadro de farmacêuticos e descreveram as atividades desenvolvidas nestas instalações situadas junto ao Estádio do Algarve.

A visita iniciou-se pelo armazém dos Serviços Farmacêuticos, sob a responsabilidade da farmacêutica Ana Silva, sendo neste âmbito descritas as competências da administração regional no aprovisionamento e abastecimento dos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Algarve (Barlavento, Central e Sotavento).

João Moura Reis referiu-se nesta fase ao projeto de cuidados domiciliários em curso na ARS Algarve, único entre as restantes administrações regionais e que mereceu os maiores elogios da bastonária, acrescentando apenas as vantagens da integração dos profissionais farmacêuticos nestas equipas multidisciplinares.

Ao percorrer o armazém dos Serviços Farmacêuticos, a bastonária foi contactando com a equipa de três farmacêuticos, dois dos quais recentemente admitidos. Ana Paula Martins salientou as funções destes colegas no Serviço Nacional de Saúde e impulsionou a sua participação em atividades e projetos que potenciem a interdisciplinaridade e a interligação de entre os diferentes níveis de prestação de cuidados de saúde.

Após esta passagem pelos Serviços Farmacêuticos da ARS, a bastonária foi conhecer as instalações do Laboratório Regional de Saúde Pública que recebeu o nome de uma das notáveis especialistas nas áreas da Epidemiologia e Saúde Pública, a médica Laura Ayres.

Outros Locais Visitados