10 Mai'17 | Aveiro

Biocant - Parque Tecnológico de Cantanhede

A bastonária deslocou-se no dia 10 de maio ao Biocant Park, em Cantanhede, o único parque tecnológico do nosso país exclusivamente dedicado à biotecnologia e ao bioempreendedorismo. A visita envolveu passagens por algumas empresas biofarmacêuticas, que foram fundadas e são impulsionadas por farmacêuticos, investigadores e docentes das universidades locais.

Carlos Faro, vice-presidente do Biocant, recebeu a bastonária e apresentou a história e futuro deste projeto que tem como promotores principais a Câmara Municipal de Cantanhede, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Aveiro. Conforme foi realçado pelos responsáveis do parque, as empresas e os centros de investigação aqui instalados podem usufruir de um vasto conjunto de serviços e zonas comuns que ajudam ao seu desenvolvimento e crescimento – aluguer de instalações e equipamentos, apoio no registo de patentes ou no financiamento de projetos, apenas para citar alguns exemplos.

As empresas biotecnológicas e as start-ups que atuam nesta área encontram também no Biocant as melhores condições para desenvolver a sua atividade e um espaço onde melhor podem aproveitar o seu potencial de valorização. O ambiente ao redor do parque impulsiona também o aparecimento de novas ideias e projetos inovadores. Jovens investigadores de várias nacionalidades partilham experiências e vivências que ajudam a desabrochar de novas ideias.

Hoje, a grande maioria das empresas do Biocant esta focada em projetos de I&D e uma grande percentagem está vocacionada para o desenvolvimento de novas terapias ou nos métodos de diagnóstico.

De acordo com os números apresentados durante esta reunião, o Biocant alberga 35 entidades, emprega cerca de 250 trabalhadores, tendo já sido registadas perto de 50 patentes. Se numa fase inicial, a entrada do parque era praticamente exclusiva de empresas que saiam das universidades parceiras, hoje os responsáveis destacam o interesse das empresas em deslocalizar as suas unidades de produção ou os seus centros de I&D para esta região do país, pelas condições oferecidas pelo Biocant.

Um dos edifícios visitados pela bastonária pertence à Universidade de Coimbra: o UC Biotech. Inaugurado em 2014, pelo então presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, este polo assume-se como uma infraestrutura de investigação e capacitação empresarial do Centro de Neurociências e Biologia Celular.

Outros Locais Visitados