Farmácia Beatriz Ângelo
05 Dez'16 | Loures

Farmácia Beatriz Ângelo

No final da visita ao Hospital Beatriz Ângelo, a bastonária deslocou-se ainda à farmácia comunitária situada à entrada do hospital. Inaugurada em 2013, a Farmácia Beatriz Ângelo contraria o exemplo dado pelos encerramentos de outras unidades abertas ao abrigo do regime jurídico para as farmácias de venda de medicamentos ao público nos hospitais, e que motivou uma recente decisão do Governo de abandonar o modelo.

Eunice Reis Barata, farmacêutica e proprietária da farmácia, e a diretora técnica, Sónia Ferreira,realçam os aspetos positivos desta experiência, muito especialmente, os desafios profissionais resultantes de uma convivência próxima com o hospital, seja pela diferenciação da medicação dispensada aos utentes, em muitos casos mais complexa e que requer autorizações de utilização excecionais, seja pela relação e trabalho multidisciplinar com os restantes profissionais de saúde, em particular com os colegas dos serviços farmacêuticos hospitalares.

Estas responsáveis enumeraram algumas singularidades resultantes da natureza própria desta farmácia, não deixando também de realçar o reconhecimento e a valorização de que são alvo pelos utentes.

A bastonária enalteceu, por sua vez, as preocupações profissionais evidenciadas, mas também o esforço e a dedicação dos 10 colaboradores farmacêuticos para garantir aos doentes um serviço de qualidade, diferenciado e altamente qualificado.

Ana Paula Martins disse que a Ordem acompanhará atentamente a os desenvolvimentos em torno do encerramento destas unidades.

Outros Locais Visitados