Farmácia da Misericórdia
29 Out'16 | Ponte de Lima

Farmácia da Misericórdia

O Roteiro em Ponte de Lima terminou com uma visita à Farmácia da Misericórdia, uma das duas farmácias históricas que pertencem à família Pimenta, a par da Farmácia São João. A direção técnica está a cargo do filho, Manuel António Pimenta, que recebeu os dirigentes da OF e apresentou a equipa, as instalações e os principais serviços disponibilizados à população.

Por estar situada na zona histórica da cidade, a Farmácia da Misericórdia é frequentada quer por residentes quer por turistas, na sua esmagadora maioria portugueses e espanhóis, que aproveitam fins-de-semana, festividades e períodos de férias para conhecer a região do Alto Minho.

A farmácia apresenta-se totalmente remodelada e com a particularidade de ter sido pensada para enfrentar as cheias que costumam afetar habitações e comércio nas margens do rio Lima. Assim se explica a ligeira inclinação no chão da farmácia, que é sentida pelos visitantes, mas também outros pequenos pormenores que mostram a preocupação da equipa em minimizar os danos provocados pela intempérie.

Durante a visita à Farmácia da Misericórdia, a bastonária trocou algumas impressões com o diretor técnico, procurando conhecer a realidade em que a equipa de farmacêuticos se insere. Além do espaço físico da farmácia, Ana Paula Martins ficou a conhecer as principais atividades ali desenvolvidas e registou algumas preocupações transmitidas pelos colegas farmacêuticos. Com agradável satisfação, constatou também a relação de proximidade entre funcionários e utentes, patente aliás num projeto pioneiro que o diretor técnico desenvolve há cerca de um ano.

"Retratos de uma Farmácia” é o nome de uma página criada no Facebook por este farmacêutico e dedicada aos utentes da sua farmácia. Às fotografias tiradas por Ana Pereira, Manuel António Pimenta junta um breve texto sobre cada um dos seus fregueses, a maioria dos quais com pormenores e histórias que refletem bem as relações e afetos entre a equipa da farmácia e a população limiana.

Outros Locais Visitados

29 Out'16 | Ponte de Lima Farmácia Dona Teresa